Perguntas frequentes


Área do Cliente Seguro de Vida Individual

Desenvolvida especialmente para o cliente da Prudential, a Área do Cliente dá acesso a: documentos, notificações, alterações de dados, troca de endereço, telefone, mudança de beneficiários e respostas das suas pricipais dúvidas.

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O nosso maior interesse é honrar o pagamento do benefício. Entretanto, o pagamento do benefício pode ser prejudicado quando detectamos que alguma condição ou informação relevante, que seria determinante na avaliação do risco e na aceitação do seguro por nós, não foi declarada na proposta de contratação do seguro de vida. Em alguns casos, ocorre também a negativa por não cobertura, ou seja, o evento declarado pelo segurado não faz parte das garantias do seguro nas condições gerais do produto contratado. Por isso, leia sempre os documentos recebidos na contratação para estar ciente das coberturas e exclusões dos produtos que contratou.

​Se o seu desejo for cancelar a apólice de seguro de vida e abrir mão das proteções contratadas para você e sua família, comunique imediatamente à seguradora. Será necessário entrar em contato com nosso Atendimento.

​Para mais informações sobre o processo de cancelamento, solicitamos que entre em contato com nosso Atendimento.

Sim. Por lei, você precisará enviar:

  • cópia do documento de identificação acompanhado da natureza do documento, órgão expedidor e data de expedição (frente e verso);
  • cópia do CPF;
  • cópia do comprovante de residência (cópia de uma conta de consumo em nome do segurado/responsável pelo pagamento, emitida por concessionária de serviço público há, no máximo, 3 (três) meses da data da solicitação).

​Se você apenas cancelar as cobranças em seu banco, a Prudential do Brasil não terá sido formalmente comunicada de sua intenção de cancelamento; por isso, as cobranças continuarão sendo automaticamente enviadas. Caso o pagamento dos prêmios seja interrompido, a apólice poderá ser suspensa.

​Se você optar por cancelar a sua apólice de seguro de vida, por qualquer motivo, em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao do recebimento da apólice, haverá devolução do primeiro prêmio pago. Entretanto, depois de 30 dias da emissão da apólice, ou no caso de ter sido efetuado o pagamento de dois prêmios, não há previsão contratual de devolução dos valores pagos, uma vez que eles foram utilizados para garantir o pagamento de um evento coberto, caso acontecesse.

Essa é uma característica dos seguros em geral. Quando você contrata um seguro de carro, por exemplo, e não precisa usar, não haverá devolução ao fim de vigência. No caso do seguro de vida, o valor pago foi usado pela Prudential do Brasil para pagamentos de taxas, comissão ao corretor e provisões para cobertura de riscos. Quando a apólice está suspensa devido à falta de pagamento dos prêmios, não há cobertura caso ocorra algum sinistro.

Além de fazer contato com a Prudential do Brasil para verificar a situação de sua apólice, é importante que você também comunique ao seu gerente do banco, para que volte a autorizar os débitos enviados por nós.

Destacamos que, dependendo de quanto tempo a apólice tenha ficado sem pagamento dos prêmios, pode ter ocorrido sua suspensão. Nesse caso, será preciso adotar o procedimento de reabilitação da apólice antes de retomar o pagamento dos prêmios.

O Itaú e o Banco do Brasil possuem regras particulares e exigem autorização prévia dos clientes, em algumas situações, para que os débitos sejam realizados em sua conta. Isso significa que, mesmo que a Prudential do Brasil envie o pedido de agendamento, a cobrança não será autorizada pelo seu banco, caso você não autorize o débito.​

​A Prudential do Brasil comercializa apenas seguro de vida. Portanto, você não contratou com a seguradora nenhum tipo de previdência ou investimento, aplicação financeira ou poupança. Alguns produtos que comercializamos possuem a característica de constituir uma reserva, que pode ser utilizada pelo segurado de acordo com as regras contratuais, mas, ainda assim, essa característica não faz do nosso seguro um produto de investimento. Os documentos emitidos na contratação explicam sobre o valor de resgate, as regras de constituição e o objetivo do seguro de vida, que é proteger você e sua família caso algum imprevisto aconteça.

Sim. As informações prestadas pelo segurado e/ou exames realizados por ele antes da assinatura da proposta de contratação do seguro de vida ou durante a fase de análise de risco são decisivos na nossa aceitação e na definição do valor do prêmio. Por isso é extremamente importante que o cliente esteja muito atento às informações declaradas na proposta, pois é com base nelas que nós vamos avaliar o risco e decidir pela aceitação.

​Leia atentamente a documentação recebida, revise as informações que constam na sua apólice e comunique à seguradora qualquer mudança que precise fazer. É fundamental que seus dados estejam sempre atualizados em nosso cadastro para que não exista dificuldade de entrarmos em contato com você quando necessário. Não deixe de nos avisar também sobre quaisquer mudanças nos dados de cobrança (novo cartão emitido pela administradora, mudança de conta bancária, etc.), a fim de garantir que não haverá interrupção nos pagamentos e não haverá suspensão da sua proteção por falta de pagamento.

Caso verifique que o produto não atende às suas necessidades, comunique imediatamente à seguradora e verifique nas condições gerais a cláusula dedicada a esse assunto.

Aqui na Prudential do Brasil, além da cobertura principal – também conhecida como básica –, você pode adquirir uma série de opcionais de acordo com o seu plano de vida. E em ambos os casos elas podem ser temporárias e, consequentemente, extensíveis. No entanto, existem momentos onde a extensão não se aplica. Mais especificamente por conta da idade de saída e da perda de cobertura básica.​

Nossas coberturas possuem período de vigência e idade de saída segundo as regras de cada produto. Isto nada mais é do que o tempo que a cobertura dura e até quando é possível mantê-la.

Por exemplo, a cobertura opcional Doenças Graves Plus 5 tem como características 5 anos de vigência e idade de saída de 70 anos.

Ou seja, caso você tenha a contratado, significa que você deve estendê-la a cada 5 anos e pela última vez aos 65 anos de idade pra estar coberto até os 70 – não sendo possível a extensão após atingida a idade de saída.

Outro motivo que impede a extensão de coberturas é a perda de cobertura básica.

Isto acontece apenas se você tiver sua apólice cancelada por inadimplência ou se a cobertura básica que você contratou tenha caráter temporário.

 

Perda por inadimplência:

Caso você não efetue o pagamento de dois prêmios consecutivos a sua apólice é suspensa e torna-se impossível estender quaisquer coberturas opcionais que você tenha.

 

Perda por cobertura básica de caráter temporário:

O mesmo ocorre se a cobertura básica contratada tenha sido um Temporário 30, por exemplo, que tem período de cobertura de 30 anos. Ao atingir o final desse período, a sua apólice é automaticamente finalizada, assim como as coberturas opcionais atreladas a ela.

Para saber mais sobre idade de saída e características das suas coberturas, consulte as condições gerais do seu seguro de vida ou fale com o seu corretor franqueado.

Aqui na Prudential do Brasil, além do acompanhamento personalizado ao longo da vida, você tem um produto feito exatamente para os seus projetos e sonhos.

Junto da cobertura principal – também conhecida como básica – você pode adquirir uma série de outras coberturas opcionais, de acordo com as suas necessidades no momento da contratação.

Estas coberturas têm um período de vigência e podem demandar uma extensão a cada 5, 10 ou 15 anos – caso ainda façam sentido para o seu plano de vida, é claro.

Visto que apenas algumas são focadas em situações temporárias, como o financiamento de um imóvel ou o pagamento da universidade de seus filhos, por exemplo, é de fundamental importância estendê-las para manter sua proteção completa e atualizada. Este é justamente o conceito de “Venda Baseada por Necessidade” que temos orgulho de oferecer.

Aqui na Prudential do Brasil, a cada nova extensão de cobertura, os seus prêmios têm os valores atualizados seguindo alguns critérios divididos em reenquadramento por idade e atualização monetária.

Levamos em consideração a sua idade no momento da extensão de cobertura para calcular os novos valores a serem pagos.

Para chegar ao valor do prêmio, aplicamos uma taxa atualizada de acordo com a variável descrita acima, conforme fórmula abaixo:

 

Prêmio Anual = Taxa x Capital Segurado ÷ 1.000

Simulação* aplicada, onde:

Taxa = 8,1869 (homem, 40 anos, tarifa padrão, estendendo Doenças Graves Modular)

Capital Segurado = R$ 100.000

Prêmio Anual = 8,1869 x 100.000 ÷ 1.000

Prêmio Anual = 818.690 ÷ 1.000

Prêmio Anual = R$818,69* ou R$68,23/mês*

*​(valores simulados referentes à extensão da cobertura Doenças Graves Modular por um homem de 40 anos com capital segurado de R$100.000,00 – cem mil reais)

Nada mais é do que a atualização dos valores referentes ao seu seguro de vida ao longo do tempo.

Basicamente, R$100 hoje não valem o mesmo que um ano atrás. Tampouco valerão o mesmo daqui a um ano.

Sendo assim, os valores de capital segurado, prêmio anual, entre outros, serão atualizados pelos índices presentes nas condições gerais do seu seguro de vida.

A Prudential disponibiliza o Informe de Rendimentos para os clientes que precisam declarar o seguro de vida no imposto de renda. Para conferir se você tem informe de rendimentos, acesse a sua Área do Cliente.

NÃO. Os Prêmios pagos em qualquer modalidade de seguro de vida não são dedutíveis do Imposto de Renda.

NÃO. Sobre o valor do Benefício Pago por Morte não há incidência de Imposto de Renda.

SIM. No momento do pagamento do Benefício por Sobrevivência, há incidência de Imposto de Renda.

No momento do pagamento de Valores de Resgate ou devolução de Provisão Matemática das Apólices de Seguro de Vida (independentemente de se tratar de cobertura por morte ou por sobrevivência), caso seja verificado aumento de patrimônio do Segurado, ou seja, se o Valor de Resgate for superior à soma dos Prêmios pagos, haverá tributação de Imposto de Renda sobre essa diferença.

NÃO. Os valores das Assistências Financeiras solicitadas não são passíveis de tributação pelo Imposto de Renda.

Nesses casos, a Seguradora aplicará o que a norma determinar. É importante ressaltar que os tributos, quando cabíveis, serão pagos por quem a lei decidir.

Não. A Prudential do Brasil não é uma empresa de consultoria tributária. Caso necessite de informações sobre impostos, consulte o seu advogado ou consultor tributário.T

Acesse a Área do Cliente. Lá você poderá conferir seu extrato com todos os pagamentos realizados. Se você já é cadastrado no site, basta preencher o seu login e senha. Caso não se lembre da senha, basta preencher o login com o seu número de CPF/CNPJ e acessar o link "Esqueci minha senha". Se você não possui login e senha, cadastre-se pelo link "Primeiro acesso".

Os prêmios podem ser pagos por meio de débito em conta ou cartão de crédito. A conta deve ser uma conta-corrente e de titularidade do responsável pelo pagamento dos prêmios.

O ideal é que seu seguro esteja sempre com o pagamento em dia, mas, no caso de algum atraso, há um período de tolerância durante o qual você ainda estará protegido por até 60 dias após a data de vencimento do prêmio não pago. Na ocorrência de algum evento coberto nesse período, os prêmios em atraso serão descontados do benefício a ser pago. Se, ao final desse período, não ocorrer o pagamento, a apólice poderá ser suspensa.

Trabalhamos com a alocação de pagamentos caso o segurado deixe de pagar um mês determinado. Se ocorrer o pagamento no mês seguinte, essa cobrança migrará para o mês que estiver em aberto há mais tempo.

Corresponde a um percentual do montante acumulado na provisão matemática de benefícios a conceder, disponível ao segurado durante a vigência do seguro. Quando esse valor é solicitado integralmente, é feito o cancelamento automático da apólice. Confira a tabela de Valor de Resgate relativa a cada produto nas suas Condições Gerais.

É o empréstimo concedido ao segurado, de acordo com a legislação vigente. Se a assistência financeira estiver disponível para contratação, auxilia no caso de imprevistos financeiros, podendo ser usada para quitar prêmios vencidos ou a vencer.

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Para solicitar o cancelamento de um seguro corporativo (Vida em Grupo) entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

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