
Dicas para quem quer começar a empreender em 2025
Início de ano é momento ideal para avaliar investimentos e se planejar para abrir um negócio próprio. Uma opção recomendada é optar por microfranquia
Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2025 – Início de ano é uma época propícia para investidores que desejam se planejar e tirar do papel o sonho de empreender. Ter o próprio negócio é o desejo de 48% dos brasileiros e o terceiro maior objetivo entre as pessoas de 18 a 64 anos, depois de viajar e comprar uma casa, segundo estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Para quem está pensando em empreender pela primeira vez, um caminho seguro é começar pelas microfranquias, negócios bem estruturados e com investimento inicial de até R$ 135 mil, indica Humberto Madeira, vice-presidente de Franquias e Treinamentos da Prudential do Brasil e coordenador do Comitê de Microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“As microfranquias são uma excelente oportunidade de investimento para quem está começando nesta jornada. O valor inicial é reduzido e atrativo, e pode ser da venda de um bem material ou de uma rescisão, por exemplo. Ao adquirir uma franquia, o empresário tem a chance de construir um negócio próprio em parceria com uma rede franqueada, com todo suporte, conhecimento e muito mais chances de sucesso”, explica Madeira.

O executivo dá algumas dicas para quem quer começar a empreender em 2025 por meio de microfranquias, segmento que cresceu 87% de 2021 a 2023, de acordo com a ABF, e é considerado a porta de entrada para o empreendedorismo estruturado no Brasil.
1. Pesquise as oportunidades de mercado
O primeiro passo é pesquisar o mercado e entender o universo de franquias. Participe de feiras e eventos e converse com fornecedores e franqueadores para avaliar as oportunidades de negócio. Além disso, a ABF disponibiliza gratuitamente em seu site diversos materiais e guias com orientações para quem deseja empreender.
2. Busque um segmento com potencial de crescimento
Certifique-se que há demanda para o produto ou serviço. Segmentos de beleza, saúde, bem-estar, alimentação e seguros são opções interessantes. Alinhar propósito à estratégia de negócio também pode ser um fator determinante. Segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), entre as motivações para começar um novo negócio, “fazer a diferença no mundo” foi apontada por 76,5% dos entrevistados.
3. Evite modismos
Em um primeiro momento, pode parecer uma oportunidade atrativa, mas não caia na armadilha de investir em um produto ou serviço sazonal, uma tendência passageira. Dê preferência a produtos mais perenes.
4. Escolha uma marca sólida
Busque referências sobre a marca que gostaria de adquirir uma franquia. A transferência de conhecimento para o empreendedor faz muita diferença para quem está começando. Uma marca sólida com modelo testado e comprovado no mercado contribui para o sucesso da parceria.
5. Confira rentabilidade e payback
A sustentabilidade financeira de qualquer negócio é essencial. Avalie em quanto tempo o empreendedor terá a oportunidade de obter o retorno sobre o investimento e analise todos os custos envolvidos.
6. Avalie a rede de suporte ao franqueado
Antes de adquirir a franquia, verifique que tipo de suporte a franqueadora pode oferecer para seu desenvolvimento, incluindo capacitação, treinamento, consultorias, estrutura.
Sobre a Prudential do Brasil
Há mais de 27 anos, a Prudential do Brasil oferece soluções personalizadas de seguros de vida individual e em grupo. Maior seguradora independente no segmento de pessoas do Brasil, protege mais de 5 milhões de vidas e já retornou para sociedade aproximadamente R$ 3,8 bilhões em benefícios pagos. A seguradora nasceu da Prudential Financial, líder global em serviços financeiros e principal gestora de investimentos globais ativos, com aproximadamente US$ 1,5 trilhão em ativos sob gestão. Com quase 150 anos de atuação, a Prudential tem operações nos Estados Unidos, Ásia, Europa e América Latina. Saiba mais no site.
Informações à imprensa – GOLIN
Isabella Guerreiro e Brenda Sales – prudential@golin.com